Do termo substantivo temos:
Dogma
substantivo masculino
- 1.teol ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível."d. da santíssima trindade"
- 2.p.ext. qualquer doutrina (filosófica, política etc.) de caráter indiscutível.
O catecismo detalha exatamente o que são os dogmas da fé católica. Segundo o magistério da Igreja temos:
De acordo com o descrito pelo professor Felipe Aquino: "A palavra dogma quer dizer verdade. É uma verdade "revelada por Deus", não inventada pela Igreja; e proposta por ela à nossa fé. Isso é feito por uma definição solene da Igreja (magistério extraordinário) feita por um Papa, ou pelo ensinamento de seu magistério ordinário.". (Os dogmas da fé - Doutrina Católica, pag.21)
OS DOGMAS DA FÉ
88. O Magistério da Igreja faz pleno uso da autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando propõe, dum modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, verdades contidas na Revelação divina ou quando propõe, de modo definitivo, verdades que tenham com elas um nexo necessário.
89. Existe uma ligação orgânica entre a nossa vida espiritual e os dogmas. Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé: iluminam-no e tornam-no seguro. Por outro lado, se a nossa vida for recta, a nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé (54).
90. A interligação e a coerência dos dogmas podem encontrar-se no conjunto da revelação do mistério de Cristo (55). Convém lembrar que «existe uma ordem ou "hierarquia" das verdades da doutrina católica, já que o nexo delas com o fundamento da fé cristã é diferente» (56).
O SENTIDO SOBRENATURAL DA FÉ
91. Todos os fiéis participam na compreensão e na transmissão da verdade revelada. Todos receberam a unção do Espírito Santo que os instrui (57) e os conduz «à verdade total» (Jo 16, 13).
92. «A totalidade dos fiéis [...] não pode enganar-se na fé e manifesta esta sua propriedade peculiar por meio do sentir sobrenatural da fé do povo todo, quando, "desde os bispos até ao último dos fiéis leigos", exprime consenso universal em matéria de fé e costumes» (58).
93. «Com este sentido da fé, que se desperta e sustenta pela acção do Espírito de verdade, o povo de Deus, sob a direcção do sagrado Magistério [...] adere indefectivelmente à fé, uma vez por todas confiada aos santos; penetra-a mais profundamente com juízo acertado e aplica-a mais totalmente na vida» (59).
Referência
- Catecismo da Igreja Católica
- Os dogmas da fé, Prof.Felipe Aquino, Ed.Cleofas
Nenhum comentário:
Postar um comentário