quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Os anjos possuem corpo?

Os anjos parecem não possuir corpos. A pergunta que fazemos então é: "Como é que os anjos aparecem aos homens como relatado em várias passagens bíblicas?".
São Tomás de Aquino diz na Suma Teológica, segunda parte, questão 50, artigo 1: "...deve-se dizer que as naturezas incorpóreas estão entre Deus e as criaturas corpóreas. Ora, em relação a um dos extremos, o termo médio parece outro extremo. Por exemplo, o morno, comparado com o quente, parece frio. É por esta razão que se diz que, comparados a Deus, os anjos são materiais e corpóreos; e não porque tenham em si algo de natureza corpórea.". 
O grande exemplo do quente em relação ao frio, dado por são Tomás nos diz muito, pois nos conduz a pensar que como criaturas de Deus os anjos possuem uma essência que os delimitam de alguma forma, contudo não estão submetidos a corpos e sobre a ação do tempo como nós.
Então fica a pergunta, como podemos a ver os anjos e em algumas passagens verificamos que até há o contato físico com eles?
São Tomás também nos explica na questão 51, no artigo 2 que os anjos são criaturas mais perfeitas que os homens e não estão limitadas ao corpo e ao tempo e com a graça concedida por Deus podem agir sobre a natureza das coisas criadas para gerar e assumir corpos e assim realizarem as obras de Deus. "...deve-se dizer que não é por si que os anjos têm necessidade de assumir corpos, mas por nós."
Apesar de agirem na matéria e gerarem corpos sensíveis aos sentidos humanos, os anjos não possuem a capacidade de sentir por exemplo frio ou calor através destes corpos, pois isto esta é uma faculdade do homem. Esta representação gerada pelo anjo somente faculta o estreitamento da relação de Deus com o homem no cumprimento do Seu projeto.
O anjo aparece como um jovem de belo aspecto
Tobias 5, 5-8
5 Apenas saíra, Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem.
6 Sem saber que se tratava de um anjo de Deus, ele o saudou e disse-lhe: De onde és tu, ó bom jovem?
7 Ele respondeu: Sou israelita. Tobias perguntou-lhe: Conheces porventura o caminho para a Média?
8 Oh, muito!, respondeu ele. Tenho percorrido freqüentemente esse caminho. Hospedei-me em casa de Gabael, nosso compatriota que habita em Ragés, na Média, cidade que está situada na montanha de Ecbátana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário