quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Por que buscar a intercessão dos santos perante a DEUS?


Nunca havia entendido bem o motivo pelo qual a que a igreja Católica orienta o povo de DEUS a solicitar aos santos a intercessão junto PAI através de oração para todos e quaisquer motivos.

Busquei em várias passagens bíblicas alguma citação contundente para isto, mas, ao contrário, encontrei a solicitação do próprio PAI dizendo em algumas destas passagens: "Chama por mim, e eu te ouvirei" (Jr. 33,3), "Pedi e dar-se-vos-à; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á" (Mt. 7,11), "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu vos farei" (Jo 14,14) e "E, então, antes que me chamem, já estou respondendo, ao começarem a falar, já estou atendendo." (Isaías 65,24).

Isto me deixou muito confuso, então comecei a orar e pedir a DEUS que abrisse a cortina da sabedoria através do Espírito Santo, contudo a caminhada e o tempo de resposta de DEUS não foi igual ao tempo que eu queria. Então me veio às mãos o livro "A Oração" de Santo Afonso de Ligório.

Em uma passagem tudo começou a ficar claro, "a oração é útil para conservar a humildade e exercer a confiança." (Sto. Afonso de Ligírio, A Oração pag.20).

Pensava comigo que eu como pai, não gostaria que meu filho fizesse um pedido a mim por através de outras pessoas. Por que meu filho não pediria diretamente a mim?

A iluminação...

Crendo que todos somos filhos de DEUS, logo somos todos irmãos. Até aqui acredito que tudo bem, não há dúvidas. Analisando meus pecados, meu egoísmo e minha vaidade e de outra forma o amor e a misericórdia dispensada por Jesus, eu me senti imensamente envergonhado. A vergonha foi tão grande que me senti indigno de pedir a DEUS qualquer coisa, ou mesmo olhar para o céu.

Por isto, a Igreja sabiamente, nos remete a trabalharmos a humildade perante nosso PAI, solicitando a um santo, aquele que partilha da presentação de nosso DEUS, a levar nossas súplicas e obter a misericórdia do PAI, que nos concederá os nossos pedidos e necessidades.
A caminhada é longa, a busca pela sabedoria e a firmeza da fé é diária, contudo como o bom JESUS nos ensina, "O pão nosso de cada dia nos dai hoje..."

Agradeço a DEUS por esta iluminação e compartilho com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário